Sol e saúde bucal, conhece essa relação?

O aumento da incidência de câncer de pele deixou as pessoas em alerta, com medo do sol. O nosso novo estilo de vida, onde ficamos dentro de escritórios ou dentro de casa, também ajuda às pessoas a se exporem menos ao sol. Como o contato do sol com a pele, sem protetor solar, estimula a nossa produção de vitamina D, a falta do sol, causou uma pandemia de deficiência de vitamina D.

A vitamina D que produzimos nos expondo ao sol, tem inúmeras funções antimicrobianas, anticâncer, protetora e formadora dos ossos, além de contribuir com a saúde bucal! Uma pesquisa (J.Clin.Periodontology, 2017), estudando a ligação entre a nutrição, cáries dentárias e doença periodontal, chegaram à conclusão que pessoas com grande tendência à cárie, o sangramento gengival e a doença periodontal podem ser sinais de alerta para deficiência de vitamina D, C e complexo B12.

Outra pesquisa (Int.Immunopharmacol.) comprovou a influência da vitamina D na inibição do crescimento de bactérias bucais, além de mostrar um efeito preventivo e de diminuição da inflamação. As células afetadas se mostraram protegidas dos efeitos tóxicos dessas bactérias, na presença da vitamina D. Diminui também a adesão das bactérias. Em outras palavras, dificultam que elas “grudem” nas células da gengiva para que possam invadir e infeccionar.

Um pequeno banho de sol entre 10 a 20 minutos, periodicamente, para receber os raios ultravioleta B, são suficientes para garantir a produção de vitamina D. Ainda assim, pode ocorrer de seus níveis estarem muito baixos. Fique atendo à dieta procurando sempre um profissional nutricionista para lhe orientar melhor.

Compartilhe:

Publicado

em

por

Advanced Odontologia

Últimos posts

Left Menu Icon
Right Menu IconAgendar consulta