Essa é uma pista de escovação muito forte! E não adianta comprar uma escova extra macia, importada, de cerdas de determinadas características… se a mão está pesada.
Tem RETRAÇÕES GENGIVAIS, às vezes com muita SENSIBILIDADE e… mesmo que se empenhe na higiene bucal frequente e habitual, continua tendo problemas dentários como novas cáries, infiltrações e cálculo dentário (tártaro).
O que fazer? Escolha uma escova de cerdas macias e segure como uma caneta. Isso fará com que a força seja menor. Esteja consciente na hora da escovação, para que você acabe não se esquecendo e pesando a mão, sem querer. Se você tem medo de não saber se escova bem ou não, acompanhe a lisura dos dentes com a língua. Vai escovar até quando? Até quando passar a língua ao redor dos dentes, entre eles e entre o dente e a gengiva e, estes cantinhos estiverem completamente limpos.
Peça para o seu dentista um evidenciador de placa. É uma tinta em forma líquida ou pastilha que pinta totalmente a placa bacteriana para que você consiga avaliar onde mais precisaria ser higienizado. É a melhor forma de se auto-instruir. O importante é limpar onde é necessário. Nem a mais, nem a menos. Isso é especialmente interessante para os pequenos.
E a dica mais moderna e tecnológica é a aquisição de uma escova elétrica com controle de torque. Essas escovas travam o movimento quando se força a mão e a questão da força na escovação estará resolvida.